BLOG
NOTÍCIAS
Descubra como o aço da Perfinasa pode levar a sua indústria a um novo patamar de resistência e qualidade. Confira a seguir nossas matérias escritas pelos especialistas em aço.
Tipos de aço carbono e suas aplicações
O aço está presente no mundo todo. São produzidos quase 2 bilhões de toneladas de aço por ano, e os tipos de aço são vários. Por exemplo, um dos mais comuns é o aço carbono, que possui alguns subtipos e diferentes aplicações. Hoje vamos trazer para você mais sobre os Tipos de aço carbono e suas aplicações.
O Brasil é um dos maiores produtores de aço, ficando em 9º lugar com cerca de 31,5 milhões de toneladas produzidas. E embora não tenhamos os números de quanto destes são do tipo aço carbono, podemos dizer que é um tipo de aço amplamente utilizado pelas diferentes características de acordo com as mudanças na composição.
Mas antes de tratar dos subtipos, vamos esclarecer algo básico: o que é aço carbono e qual a sua origem.
O que é o aço carbono?
O aço carbono é uma liga metálica composta somente por ferro e carbono (Fe e C), baseada no ferro comum. Entretanto, ele tem como característica o fato de que o aço possui uma baixa porcentagem de carbono na mistura (entre 0,008% até 2%).
Existem outras ligas de aço, porém eles têm em sua composição outros componentes além do ferro e carbono. Mas, existem subcategorias de aço carbono, com variações da porcentagem de carbono na composição, o que os garante características físicas distintas.
Mas quais são estas subcategorias? É o que iremos ver a partir de agora!
Tipos de aço carbono: subcategorias
Os aços carbonos são os mais produzidos, e podem ser divididos em: aço de alto carbono, aço de médio carbono, aço de baixo carbono, aço de carbono extra baixo e aço de carbono ultra baixo. Sendo assim vamos abordar os três tipos principais e mais comuns:
-
Aço de alto carbono:
Estes devem possuir em sua composição uma porcentagem correspondente a 0,50% até o limite de 2% de carbono em relação ao ferro. Por isso,eEste tipo é o que oferece maior resistência ao desgaste e dureza. Além disso ele também oferece menor ductilidade que os demais.
-
Aço de Médio carbono:
Estes devem possuir em sua composição uma porcentagem correspondente de 0,30% até o limite de 0,50% de carbono em relação ao ferro. Assim, possui uma maior resistência para tratamento térmico, além de dureza e menor tenacidade e ductilidade em relação ao baixo carbono. O médio carbono possui uma boa temperabilidade em água e é um dos tipos mais comuns de aço.
-
Aço de Baixo carbono:
Estes devem possuir em sua composição uma porcentagem correspondente de 0,05% até 0,30% de carbono em relação ao ferro. Este tipo de aço carbono possui baixa resistência, mas alto potencial de ser usinável e soldável. Possui baixa dureza e alta tenacidade e ductilidade, geralmente não é tratado termicamente.
Tipos de aço carbono: aplicações
Aços carbonos correspondem às mais diversas aplicações conhecidas, já que são a grande maioria do aço fabricado e utilizado no mercado. Segue uma lista das principais aplicações:
- Uso industrial e comercial;
- Placas para produção de tubos de aço;
- Construção civil;
- Rodas e equipamentos ferroviários;
- Engrenagens para peças de máquinas que necessitam de alta resistência mecânica;
- Matéria-prima para obras arquitetônicas e de arte contemporânea;
- Equipamentos de ginástica;
- Brinquedos;
- Corrimões de escadas;
- Hidrantes;
- Estruturas metálicas, estandes, usinagens e serralheria;
- Equipamentos hospitalares.
A Perfinasa produz aço de qualidade há 59 anos, garantindo a satisfação de nossos clientes e construindo confiança. Se você precisa de aço para construir nós temos todo o aço que você precisa em um só lugar.
Aqui você encontra aço à pronta entrega e uma logística própria para garantir a entrega nos prazos, assim você não perde dinheiro com obra parada. Se você deseja a melhor aplicação do aço, também disponibilizamos consultoria técnica especializada.
Nos acompanhe em nossas redes sociais para saber mais sobre o universo do aço, clicando aqui.