BLOG
NOTÍCIAS
Descubra como o aço da Perfinasa pode levar a sua indústria a um novo patamar de resistência e qualidade. Confira a seguir nossas matérias escritas pelos especialistas em aço.
Aço forjado: tudo que você precisa saber
O forjamento é uma técnica milenar para conformar o ferro. E também mais tarde o aço, através do processo em que este é aquecido e posteriormente passa por um processo de martelamento ou prensa para que se obtenha a forma desejada.
Já o processo de fundição é quando o material parte do estado líquido e é vazado na cavidade de um molde que possui o formato desejado para que resfrie e se solidifique.
O aço corrente no mercado é feito através do processo de forjamento. Porém existem diferentes processos de forja que dão ao aço tratamentos diferenciados e privilegiam certas características ao metal em detrimento de outras.
Comparando os dois processos o forjamento melhora as propriedades mecânicas do material, refinando a sua estrutura de grãos e tornando-a mais resistente e mais forte
Veja então a seguir dois dos processos principais: o aço forjado a quente e o aço forjado a frio. Conheça todas as particularidades que você precisa saber dentre os dois tipos para escolher o melhor pro seu projeto.
Aço forjado a quente
Os nomes dados aos processos são bastante descritivos. Portanto, o aço forjado a quente é aquele que passa por um procedimento de aquecimento antes de ser submetido ao martelamento ou pressionamento contra a matriz que irá moldá-lo.
Este tipo de processo exige temperaturas extremamente altas (até 1150 C° para o aço) que é necessária para evitar o endurecimento por tensão do material durante a deformação.
Após chegar a temperatura devida o material é colocado em uma matriz que o submete a altas pressões, fazendo com que o material adquira a forma desejada.
As vantagens e desvantagens do forjamento a quente
O aço forjado a quente possui uma característica muito importante para o aço, pois é contrária a fragilidade. Assim o material tem grande capacidade de se deformar e absorver energia ao invés de se quebrar.
O aço com boa ductilidade é utilizado para a produção de parafusos e diversos outros tipos de fixadores. Pois apresenta uma boa capacidade de alongamento e oferece a vantagem de dar sinais antes de se romper.
Por outro lado, o forjamento também possui algumas desvantagens. Este tipo de material possui uma tolerância dimensional menos precisa, que indica a variação da dimensão da peça a ser construída.
Em um processo de produção em larga escala e projetos que exijam alta precisão, esta característica se torna uma desvantagem.
Aço forjado a frio
Por outro lado, o aço forjado a frio, como o nome também sugere, tem o seu processo realizado em temperatura ambiente. Diferente do anterior, aqui o aço não é aquecido em nenhum momento.
O material é “espremido” entre duas matrizes até que ela seja moldada e atinja a forma desejada. Isso exige um equipamento com capacidades muito maiores de força e pressão. Por outro lado, a peça não necessita de quase nenhum acabamento posterior.
As vantagens e desvantagens do forjamento a frio
Como já dito antes, um dos motivos da preferência deste processo de fabricação é o fato de não requerer muito trabalho de acabamento. Proporcionando assim, economia de tempo e redução de custos.
Outra economia é do material. Há uma perda mínima de material durante o processo por meio das formas de precisão. O aço forjado a frio possui maior resistência e uma vida útil mais longa em geral.
Por outro lado, apenas formas simples e em grandes volumes podem ser moldadas por forjamento a frio. Sendo assim, este processo não oferece componentes específicos personalizados.
Outra desvantagem é que o aço forjado a frio é menos dúctil o que o torna menos indicado para certas aplicações.
Qual dos dois tipos devo escolher?
A resposta para esta pergunta é muito específica para cada caso, pois a escolha do aço vai depender basicamente de dois fatores.
De modo geral, o primeiro fator é a aplicação e o segundo é o custo.
Se há a necessidade de uma grande quantidade para uma produção em massa, à um melhor custo benefício, e não será exigido do material capacidade de deformação e absorção de energia e sim dureza, o aço forjado a frio é mais indicado.
Já para projetos que não precisam de grandes quantidades e sim personalização, o aço forjado a quente é mais indicado. Principalmente se for exigido dele boa ductilidade.
Aqui na Perfinasa fabricamos todo o aço que você precisa para construir. Temos uma gama de produtos completa, forjado a frio e a quente, seguindo um alto padrão de qualidade.
Para atender às necessidades do seu projeto da melhor forma possível, e claro, o maior estoque do estado de Goiás com aço a pronta entrega para seu projeto não ficar parado.
Se você precisa de aço, fale agora com nossos consultores e faça um orçamento!
Se você quer aprender mais sobre o universo do aço, você vai encontrar muito conteúdo de qualidade em nossas redes sociais, ou então em nossos outros artigos do blog. Até a próxima!